Follow Us

28 outubro 2013

Morar Sozinho?!? Precisa de um Orçamento, não é?!?


Vai morar Sozinho? Saiba como montar um orçamento!!


A casa dos pais é o melhor lugar no mundo para morar, mas chega um momento que ter um cantinho só seu vira o sonho da sua vida. Você pode chegar nesse momento por diversos motivos: vai estudar em uma outra cidade ou então você já tem sua grana e conquistou sua própria liberdade.
Ir morar sozinha representa amadurecimento financeiro e pessoal. A partir de agora você fica responsável em limpar, cozinha e cuidar do seu espaço. Dá um trabalhão, mas vale a pena para o seu crescimento. Provavelmente irá enfrentar algumas dificuldades, mas nada impossível!
O primeiro passo antes de sair de casa é fazer um orçamento doméstico e quantificar quanto custa o seu padrão de vida. Sem dinheiro, dificilmente vai conseguir manter uma casa sozinha.
Veja o que fazer para não se perder nas dívidas e parta para o novo desafio de ir morar sozinha:
- Aluguel ou parcela: O seu salário comporta pagar a parcela de um aluguel ou do apartamento mensalmente? Para te ajudar a tomar essa decisão, você pode conferir o nosso simulador que te ajuda a escolher. Antes de assinar o contrato, leia todos os tópicos e tenha certeza que o valor não será alterado. Já nas parcelas do financiamento é padronizado, mas não pode ter atrasos. Faça o planejamento direitinho.

- Condomínio: 
Se for morar num prédio ou condomínio terá que pagar a taxa de manutenção. Os edifícios mais antigos e aqueles com vários apartamentos por andar costumam cobrar valores menores de condomínio. Pesquise antes e tenha isso entre os gastos mensais. A falta de pagamento pode causar o despejo do morador.
- Gastos básicos: Quais serão os serviços imprescindíveis para o seu apartamento? Água, luz e gás não dá pra ficar sem e custam dinheiro. Coloque entre os gastos mensais e que precisam ser pagos sem atrasos. Em alguns lugares isso está embutido no valor do condomínio. Acerte todos os detalhes.

- Imposto: 
Morar sozinha significa liberdade, mas também tem os juros cobrados pela maioria dos serviços. O maior deles é o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o valor que varia o valor de acordo a região. Contabilize isso também e diminua do seu orçamento mensalmente. Há como conseguir desconto pagando a vista.
- Supermercado: É sempre bom chegar em casa e ter alguma coisa pra comer. Diferente da casa da mamãe, no seu apê você é a única responsável pela alimentação. Para garantir que não vai sobrar um monte de comida, nem faltar nada na hora da fome, você precisa conhecer os seus hábitos alimentares para poder pensar nas quantidades. Sempre faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado, para evitar cair em armadilhas ou desejos de última hora.

- Gastos secundários: 
De acordo com a sua renda, vai ter que fazer concessões e abrir mão de alguns serviços. Você precisa mesmo de um telefone fixo? Olhe bem para gastos como telefone, internet e televisão a cabo. Confirme se o seu plano de telefonia celular cobre a sua necessidade. Internet e TV são gastos para o lazer. Avalie se o seu plano é o ideal para você
- Manutenção de casa: Não se esqueça de ter uma listinha de compras básica. Além das comidinhas, compre também os produtos de limpeza. Com tudo em mãos fica fácil deixar a casa cheirozinha e toda organizada.
- Reserva: Depois de tantos gastos para fazer todo mês, também é necessário poupar. Agora não é só pra você e, sim também para seu apartamento! O ideal é poupar 10% do seu rendimento mensal. Não é muito, vai? Dessa forma tem uma garantia para gastos inesperados e guarda uma graninha.
Mora sozinha? Conte-me como organiza os seus gastos!!
Espero que tenham gostado!! XoXo =*

Um comentário:

  1. É morar sozinho dá um trabalhinho hei, mas a recompensa é você estar no seu espaço sem dar satisfação a ninguém, ter tudo arrumadinho como você gosta e ter orgulho das conquistas diárias!

    Ótima dica querida!

    Beijinhos.


    Blog Nalva Glamour | Twitter | Facebook | Instagram | Sorteio!

    ResponderExcluir