Follow Us

06 novembro 2013

Estresse no Final de Ano?!? 5 dicas para fugir dele!!

Época é caracterizada pelo acúmulo de tarefas e prazos de entrega apertados

   
   O ano vai chegando ao fim, o recesso vai se aproximando e o planejamento das férias toma conta do pensamento. Para algumas pessoas, a época é de alegria e expectativa pela tão aguardada folga e festividade típica de dezembro. Para outras, no entanto, significa que foi iniciada uma corrida contra o tempo para deixar todas as pendências do trabalho em ordem e encaminhadas antes que o ano termine.
    Para lidar com a pressão de maneira saudável e não se deixar abater pelo aumento no volume de tarefas, o clínico e cardiologista Antonio Carlos Till, do Vita Check-Up Center, lista 5 atitudes voltadas ao bem-estar próprio. Elas devem ser tomadas fora do âmbito profissional, mas ajudam a ter mais disposição para resolver os “pepinos” do trabalho.
1 – Aprenda a administrar o estresse.“O estresse é um dos mais importantes fatores de pressão e desequilíbrio psicológicos que podem surgir no ambiente ocupacional”, afirma o médico. “É difícil evitar o estresse no nosso dia a dia, mas é possível gerenciá-lo, o que ajuda a diminuir seu impacto nas relações do cotidiano”, garante. Procure controlar sentimentos como ansiedade, irritabilidade e insatisfação. Para isso, Dr. Antonio afirma que é imprescindível ter momentos de lazer com os amigos e curtir a família periodicamente. “Namore, passeie, viaje e faça atividades que proporcionem relaxamento físico e emocional”, aconselha.
Aproveite os momentos de lazer para curtir a família e relaxar, sem pensar no trabalho (Thinkstock)
Aproveite os momentos de lazer para curtir a família e relaxar, sem pensar no trabalho.

2 – Evite a “Síndrome da Fadiga”. Trata-se de um conjunto de sintomas que atinge o corpo de várias maneiras. “É o cansaço físico clássico em excesso e está diretamente ligada ao estresse, trazendo consigo uma sensação de desmotivação”, esclarece o profissional. Procure descansar o corpo e a mente.
3 – Durma bem. Apesar de ser subestimada, a qualidade do sono influencia não só no desempenho intelectual, como na capacidade de memória e na reposição de energias. “Antes de dormir, procure ter hábitos favoráveis, como fazer refeições leves”, aconselha o médico. “Evite falar de temas que causem ansiedade ou preocupação, bem como acessar o computador para ver e-mails de trabalho antes de ir para a cama. Elimine o consumo de álcool em excesso, sobretudo durante a semana, e crie um ambiente adequado para o sono tranquilo, com baixa luminosidade, temperatura ideal e pouco ruído”, completa.
4 – Realize atividades novas. Aos finais de semana, ou nos momentos de folga, procure fazer coisas diferentes das habituais. Busque algo que te realize pessoalmente, como um curso, uma viagem ou mesmo uma leitura prazerosa. “As atividades devem te distrair, e não te lembrar da rotina do trabalho”, afirma Dr. Antonio.
5 – Cuide do visual. Pode parecer supérfluo, mas o especialista garante que uma boa aparência eleva a autoestima e ajuda a trazer confiança no momento das decisões, o que pode melhorar as relações de trabalho e afetivas e reduzir o estresse. Além disso, o simples ato de cuidar de si mesmo garante maior disposição e bem-estar.

Espero que tenham gostado das dicas!! 
Beijinhos!! =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário